A História da Arte é marcada por grandes mudanças e tendências, que guiaram artistas de diferentes épocas por variados estilos. Do clássico ao contemporâneo, esses estilos são um retrato do contexto histórico no qual os artistas estavam inseridos. E, atualmente, é a Arte Contemporâneaque está em vigor.
A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.
Se estendendo até os dias de hoje, faz com que o período seja conhecido como Pós-modernismo, tendo como principal elemento a utilização de técnicas e equipamentos inovadores e para a criação de obras originais.
Em um contexto de pós-guerra, predominava na sociedade um senso de sua reconstrução total, arrasada pelo maior conflito da humanidade até então. Assim, os artistas passaram a buscar novos meios para se expressar, apoiando-se na crescente globalização e no avanço tecnológico e midiático.
O estudo da arte contemporânea nos proporciona uma visão diferente de mundo, podendo alcançar um novo e diferente sentido as coisas e objetos.
A arte contemporânea faz uma leitura crítica do mundo em que fazemos parte, onde podemos deixar marcas para contribuir com a história. Quando vemos mais, também aprendemos mais, então alargamos as nossas possibilidades de contato com a nossa própria realidade, passando a entender sempre mais o que faz parte de nós mesmos, pois a arte busca o pensamento crítico em relação ao mundo que nos cerca, relacionando assim arte e vida.
No princípio a Arte Contemporânea nos envolve de forma com que perdemos completamente o rumo de nossas ideias, já não há mais sentido, tudo está confuso; mas é nessa confusão que surge algo novo, é esse novo que renasce com uma força avassaladora, penetrando na mente, fazendo com que o ser humano pense e reflita através da arte sobre sua vida, transformando assim a arte contemporânea em uma canção para nossos ouvidos e uma miragem para nossos olhos, tocando assim nossa alma, e invadindo nosso ser, fazendo assim o ser humano simplesmente pensar.
A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.
Os artistas contemporâneos, como em toda a história, mostram através de sua arte o pensamento de determinada época, requisitando uma nova forma de representação dos problemas atuais, ela é bem diversificada e ampla em todos os aspectos; caracteriza-se por uma ligação estratégica com as transformações políticas e sociais de nossa época.
A arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. É capaz de comover a alma, pois expressa sentimentos. Tem a função de estimular o pensamento humano, de fazer pensar sobre o mundo em que se está inserido e sobre a própria forma de vida.
Artistas contemporâneos trabalham conforme sua vontade e necessidade, pois nos dias atuais tudo pode ser considerado arte, portanto o que está em jogo é a criatividade de cada um, pois o que temos é um leque de formas e materiais para se trabalhar, basta vermos com um olhar artístico e com um imenso desejo de criar e inovar. O que temos que ter em mente é o objetivo que queremos atingir, pois o que mais temos são caminhos a percorrer, e isso varia de acordo com cada artista; e o que vale é o pensamento e não a técnica.
Parece não haver mais nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas. Uma obra de arte deve passar uma ideia de reflexão, que leve o espectador a pensar, e questionar sobre o que está vendo e analisando, e não simplesmente ver, pensar que entendeu, reduzindo assim a um significado banal; a arte contemporânea vai muito ao contrário disso, ela quer o ápice do pensamento humano, entrando assim com sua verdadeira função, que é fazer as pessoas pensarem. A obra de arte passou a ser discutida e falada, com o objetivo de fazer as pessoas pensarem, refletirem e compartilharem o que eles livremente puderam imaginar. No mundo contemporâneo, a arte seria a única instância possível de pensar e agir com total liberdade. Isso é ser livre, pensar livremente sobre a arte, sobre o contemporâneo. A arte pode ser reflexo sobre nossa realidade.
Nossa sociedade está repleta de cores e formas que atraem o nosso olhar, faz com que penetramos nas formas, e isso nos permite uma viagem para o ato criativo, pois através de nossos sentidos podemos interagir com todo o mundo exterior, e também com o nosso interior em forma de pensamento e sonho nos permite ver o mundo de outra forma, com outros olhos, faz com que captamos as coisas que estão ao nosso redor, e esse ver significa conhecer, e, portanto, entender, pensar e repensar o que vemos.
O principal sentido da obra de arte é, pois, a sua capacidade de intervir no processo histórico da sociedade e da própria arte e, ao mesmo tempo, ser por ele determinado, explicitando, assim, a dialética de sua relação com o mundo.
Dicas:
http://zet.gallery/blog/pt/obras-arte-contemporanea-top-10/
http://zet.gallery/blog/pt/eventos-exposicoes/
https://artsandculture.google.com/asset/der-ausgang-karl-georg-baselitz/OQHQfd2Ui-Xg6w