Arte contemporânea é formada através de diferentes estilos, técnicas e movimentos. A “diversidade” é a palavra-chave para descrever as expressões da arte contemporânea. As categorias artísticas não são mais levadas tão a sério. Já não se sabe ao certo como classificar uma obra. Para produzir uma obra de arte, já não é necessário usar apenas pincéis e tintas, na arte contemporânea qualquer material pode ser considerado parte de uma obra, inclusive ações e pensamentos.
Um exemplo da diversidade da arte contemporânea é a arte conceitual, que é o predomínio da ideia sobre o objeto artístico finalizado. O pensamento do artista é superior ao resultado final, sendo que este pode até ser dispensável; grande parte dos artistas conceituais tem por objetivo, com esse tipo de procedimento, popularizar a arte, fazer com que ela servisse como veículo de comunicação. Desta maneira a produção do material palpável pode até ser feito por outra pessoa, não necessariamente o artista. O que importa é o pensamento artístico, o conceito, aquilo que é formulado intelectualmente antes de sua materialização.
Outra manifestação são as intervenções urbanas, que surgem para criticar, interagir e analisar ao nosso presente, pondo em discussão valores, crenças e identidades sociais. Surgem como uma alternativa de diálogo direto com a sociedade, capaz de ligar mutuamente a arte com o indivíduo. Esse meio artístico interfere diretamente no cotidiano das pessoas, pois são obras de arte que se misturam a rotina de uma cidade.
Assim como diz Maria Angélica Melendi, sobre intervenções urbanas, elas servem para:
…abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo. Cabe observar que, atualmente nas artes visuais, a linguagem da intervenção urbana precipita-se num espaço ampliado de reflexão para o pensamento contemporâneo.
A instalação, outra manifestação contemporânea que permite uma grande possibilidade de suportes; sua realização pode integrar inúmeros recursos, mas sempre com o questionamento do próprio espaço e do tempo, absorvendo e construindo tudo a sua volta, e ao mesmo tempo desconstruindo.
A instalação consiste em instalar uma ação em determinado lugar, aguçando o senso crítico e criativo da população, provocando-a para uma análise mais profunda sobre determinada situação.
Pode se dizer que a instalação é um espelho do nosso tempo, mexe com os sentidos do público, e faz com que os espectadores experimentem diferentes sensações, sejam elas agradáveis ou incômodas. O espectador participa da obra, e não somente a aprecia, pois, a partir do momento que a obra de arte for colocada no cenário urbano, não está mais exposta aos olhos estáticos, de pessoas voltadas de alguma forma às artes, mas sujeita a tudo o que está ao seu redor, recebendo assim, todo o tipo de interpretação pública e sofrendo inúmeras transformações por segundo.
Devido a essa diversidade de manifestações, é difícil definir a arte contemporânea.
Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam ideias de instituições políticas ou religiosas poderosas. …os artistas contemporâneos não são mais financiados por essas instituições, têm mais liberdade para atribuir significados pessoais às suas obras. Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa. Ainda que as instituições governamentais e religiosas não patrocinassem a maioria das artes, muitos artistas contemporâneos procuravam transmitir mensagens políticas ou espirituais.
A arte contemporânea, vigente até os dias de hoje, engloba uma pluralidade de movimentos e linguagens. Além da diversidade de propostas, as linguagens são diferentes entre si e, por vezes, contraditórias, provocando desta maneira um olhar especial para cada uma delas, e muito mais provocativo com relação a cada ser humano. Do espectador exige-se maior atenção e um olhar que pensa, uma visão que o faça ler a obra. Ao artista cabe o pensar arte, inventar / reinventar arte, criticar arte, e assim produzir uma arte diferencial.
DICAS